CABio - USP

Blog do CABio!! Para pitacos, questões existenciais e muito mais. Nos links ao lado você encontra o nosso Picasa e o calendário do CABio. Divulgue, dê pitacos, se mexa, levante da cadeira e venha nos ajudar. Para nos enviar textos, tanto para este blog quanto para o RNAm, basta nos enviar um email para sphncabio@gmail.com Ajude também a construir o CA.

quarta-feira, dezembro 19, 2007

Jornal Opinião

Olá a todos,
Ontem fuçamos um pouco no arquivo do CA. Ainda tem muito trampo a fazer, mas achamos coisas interessantes que gostaríamos que todos soubessem.
Achamos muitas edições do jornal opinião. O jornal opinião foi um jornal que durou de 1972 a 1977. "Surgido em 1972, de um acordo entre o empresário Fernando Gasparian, o jornalista Raimundo Rodrigues Pereira e intelectuais, tais como Antonio Candido, Fernando Henrique Cardoso, Francisco Weffort, Paul Singer, Celso Furtado, Jean-Claude Bernadet, Millôr Fernandes, entre outros, trazia em suas páginas, além das notícias nacionais, uma edição do jornal Le Monde e artigos de outros jornais internacionais. Por ser um jornal bastante combativo, teve cortadas, integral ou parcialmente, muitas matérias, anúncios de propaganda, além de desenhos e caricaturas de artistas como Luís Trimano, Elifas Andreato e Cássio Loredano. Concluímos que a ação da censura prévia se dava de maneira bastante especifica, de acordo com a relação estabelecida entre o Governo e os grupos da sociedade civil ligados a cada jornal. Dessa forma, no caso do Opinião, ligado a grupos de esquerda e a membros do governo deposto de Jango, a censura prévia se mostrava mais rigorosa. Além disso, elementos característicos da política de distensão, que não rompiam com as bases que serviram de pretexto para a “revolução”, explicam o recrudescimento da censura sofrida pelo jornal nesse período. "Fernanda de Melo Barbosa Mestre em História, UNESP/Franca" Mais informações!
Finalmente, em 1975, o Opinião recebeu o mais duro golpe: por divergências internas com Gasparian, seu editor, Raimundo Pereira, acompanhado de outros da equipe, saiu para fundar o ‘Movimento', periódico paulista custeado pelo empreiteiro Sérgio Mota. Deu-se, assim, a ‘quebra' do jornal.
Temos também as edições do Jornal Movimento no CABio.
Pois é. Numa arrumação básica e uma pesquisa no google descobrimos que temos na mão um valioso material histórico que gostaríamos de compartilhar. Não sabemos bem ao certo como vamos trabalhar com isso, mas não temos dúvidas que esse é um material rico que precisa ser explorado. Quem tiver idéias sobre como levar isso a mais alunos para que eles saibam através de documentos um pouco da história recente do Brasil basta falar conosco ou envie um e-mail para nós.
Um abraço,
Gestão Migração