CABio Informa
O V Congresso:
Na semana anterior ao V congresso os funcionários decidiram se retirar do mesmo, dada a não liberação de ponto dessa categoria por parte da reitoria. Colocado isso, a assembléia dos estudantes de segunda feira dia 26/05 entendeu que não havia a possibilidade de realização do congresso sem a presença de uma das categorias, deliberando pela realização de um calendário para a semana, que continha atos, como o piquete de protesto na reitoria, e muitos grupos de discussão não deliberativos (dos quais os professores e os funcionários foram convidados a participar) e, no fim, uma plenária em conjunto dos três setores para sexta feira.
Na quarta feira, uma comissão do conselho universitário se reuniu sem a convocação da representante discente. Essa comissão escreveu um relatório pedindo a intervenção policial no piquete da reitoria entre outras medidas. Foi convocada uma reunião extraordinária do CO com várias irregularidades (ver blog do CA com relato de uma das RDs sobre como foi esse CO). A reitora sabia em tempo real o que acontecia numa plenária dos estudantes que acontecia ao mesmo tempo, o que denunciou o fato de haver infiltrados na plenária, que mandavam informações para a reitora.
Quando isso foi colocado na plenária, alguns “membros” que se diziam estudantes saíram e mais alguns foram interrogados depois se era estudantes e estes assumiram que eram informantes e também saíram da plenária.
O piquete acabou na quinta feira, antes do prazo da reitoria para usar de força policial e aconteceu o ato na reunião do CRUESP (Conselho de reitores das Universidades Estaduais Paulistas) e a plenária entre os três setores.
Assim que o DCE disponibilizar as deliberações da plenária conjunta enviaremos aos estudantes através do nosso blog.
Congregação: Criação do ensino a distância na bio
Dia 30/05 aconteceu uma congregação ordinária do IB. Na pauta: Estrutura curricular de 2009; Composição de comissões; Contrato docente; Concurso público para o cargo de professor doutor; solicitação de cargos de professor titular. Porém, chegando lá os RDs foram surpreendidos por uma pauta complementar, que não havia sido enviadas a eles: A criação do curso de licenciatura à distância no IB. Tal pauta foi deixada por último.
Durante o decorrer da congregação algumas boas notícias foram dadas. O plano diretor do IB foi aprovado e nele consta a mudança de biblioteca para um novo prédio e construção de salas de aula no local. Esse é um projeto muito bom pois a biblioteca no primeiro andar é muito mais seguro no caso de incêndios ou qualquer acidente, além de poder ampliar-se mais facilmente. As salas novas ainda ampliarão a capacidade didática do nosso CD e quem sabe com isso poderemos ampliar ainda o número de nossos alunos presenciais. Tal projeto ainda precisa passar pelo COESF (coordenadoria de espaços físicos da USP)
Outra boa notícia é que durante a discussão de quais deveriam ser os critérios para o concurso para cargo de professor titular no IB, os RDs sugeririam que além de analisar somente a produção científica, os professores também deveriam ser analisados pelos projetos de extensão que estão envolvidos. Isso é um passo importante para a valorização do “pé manco” do tripé ensino-pesquisa e extensão.
Por fim, foi aprovada já a segunda contratação de professores especialistas em ensino para a área de botânica e genética.
Após a discussão do expediente, passamos a pauta complementar. Os RDs deram o informe do plebiscito que o CA realizou ( à saber as perguntas e os resultados respectivamente: Você é a favor da implementação da graduação "licenciatura em biologia" por ensino à distância no IB? 165 não; 27 sim e 5 nulos/brancos. Você concorda com a implementação do Centro de Produção Digital (CPD) no Centro Didático? 118 não; 72 sim e 7 nulos/brancos. Você concorda que projetos possam ser pré-aprovados pela diretoria do instituto, dispensando o debate nas instâncias deliberativas do I B, como foi o caso do CPD? 180 não; 11 sim e 6 brancos/nulos).
Infelizmente, a partir desse ponto, a congregação passou a agir de maneira extremamente autoritária com os estudantes. Os RDs se inscreveram diversas vezes para fazer falas e todas as vezes foram interrompidos, algumas vezes grosseiramente, por membros da Congregação e, também, pelo próprio diretor, que deveria coibir e coordenar os trabalhos desse conselho, dizendo que os RDs mentiam, que só falavam “besteiras”, que eram desinformados, que organizam “plebiscitos sem informação” etc.
Essa postura é lamentável e o CA repudia veementemente tais atos. Cabe dizer também que este não foi um ato generalizado e diversos professores se portaram como condiz a sua condição de membros de um espaço de discussão e deliberação e que se portaram educadamente.
Foi pedida uma questão de ordem pela Prof. Elizabeth Hofling pedindo que a votação fosse adiada pois tal projeto não foi passado pelos conselhos. Essa deliberação foi ignorada pela mesa que votou o projeto mesmo assim. Aliás, a aprovação não foi do projeto, por ele estar em desacordo com normas do MEC, como os estágios obrigatórios em licenciatura, por exemplo. A aprovação foi da “essência” do projeto, cabendo mudanças “pré-aprovadas” do mesmo pela comissão responsável. Para ler o projeto acesse blog do CABio e clique no link. O projeto nos dado, já que não tínhamos recebido a pauta, é do professor Sérgio Vanin e aqui vai nosso agradecimento pelo ato de nos entregar seu material para que pudéssemos publicá-los a todos. (faça o download no blog do CABio).
Diante desses fatos o CABio chama todos os estudantes para uma tarde de debates e discussões sobre esse tema. Dia 6 de junho à partir das 12h30 ocorrerão debates com convidados a confirmar, cafés com bolacha, mesas de discussão e de proposta de ação dos estudantes. Compareçam!
Avaliação de professores
O CABio realizará a avaliação das disciplinas, dos professores e da grade de ciências biológicas do nosso curso. Os resultados serão disponibilizados à todos os estudantes e professores. Além disso pediremos aos professores uma avaliação da turma. Para sugerir perguntas apareça no CA na sexta feira as 15hrs para discussão e proposição.
Festa Junina:
O CAbio realizará uma festa junina no dia 27/06 e precisa da ajuda de todos. Quem quiser montar barraquinhas é só falar com o CA ou mandar email para sphncabio@gmail.com Cabe lembrar que barracas que visam o lucro próprio não serão aceitas. Todo lucro deve ser revertido para alguma entidade estudantil ou para comprar coisas para o nosso espaço. Para ter maiores informações sobre as festas do CA acesse nosso calendário através do blog.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home