CABio - USP

Blog do CABio!! Para pitacos, questões existenciais e muito mais. Nos links ao lado você encontra o nosso Picasa e o calendário do CABio. Divulgue, dê pitacos, se mexa, levante da cadeira e venha nos ajudar. Para nos enviar textos, tanto para este blog quanto para o RNAm, basta nos enviar um email para sphncabio@gmail.com Ajude também a construir o CA.

terça-feira, agosto 10, 2010

Proposta de Reforma do Código Florestal

A lei 4.771/65, de 15 de setembro de 1965, mais conhecida como Código Florestal sofreu diversas alterações desde sua criação. Talvez a mais notável, pela polêmica gerada, é a reforma proposta em 08 de junho deste ano pelo deputado Aldo Rebelo (PCdoB – SP), que a dedicou aos agricultores brasileiros.


Dividindo a opinião entre diversos setores da sociedade, a proposta, apoiada pela bancada ruralista e criticada por movimentos ambientalistas e pela comunidade científica, foi aprovada na Comissão da Câmara, por 13 votos a 5 no mês passado, estando apta a ser votada pela Câmara dos Deputados, o que deve ocorrer após as eleições de outubro.


As principais alterações são: (1) redução de 30 para 15 metros da faixa mínima a ser preservada nas margens dos cursos d’água com até 5 metros de largura; (2) permissão para se desmatar em topos de morro, várzeas e encostas (dependendo do declive), desde que obedecendo a leis estaduais e a normas de órgãos ambientais; (3) pequenas propriedades, com até quatro módulos rurais, ficam liberadas da reserva legal; (4) inclusão das veredas como Áreas de Preservação Permanente (APP) e (5) ficam mantidos os percentuais obrigatórios de reserva, que correspondem a 80% da Amazônia Legal, 35% do cerrado e 20% das outras regiões do país, logo, os agricultores que ocupam regiões que não devem ser desmatadas têm de se comprometer com a preservação das mesmas, cadastrá-las em órgãos competentes e reflorestar as áreas desmatadas.


Abaixo seguem alguns documentos para você entender melhor o projeto e se aprofundar no debate. Nas próximas semanas, o CA organizará alguns debates para que todos possam se interar ainda mais sobre a questão. É fundamental que nós, como futuros biólogos, não sejamos negligentes quanto ao tema.


Para baixar:


Parecer do relator deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB-SP) sobre a proposta de mudança do Código Florestal. Clique aqui. Minuta do mesmo parecer. Clique aqui.


Artigo do Professor Jean Paul Metzger (IB-USP) que discute a base científica do código florestal vigente e da proposta de alteração e publicado na revista Conservação e Natureza. Clique aqui.


Artigo dos professores Jean Paul Metzger (IB-USP), Thomas Lewinsohn (UNICAMP), Carlos Jolly (UNICAMP), Luciano Verdade (ESALQ-USP), Antonio Martinelli (Stanford University) e Ricardo Rodrigues (ESALQ) publicado na Revista Science e que discute a proposta de mudança do código florestal. Clique aqui.


Entrevista do deputado Aldo Rebelo sobre a proposta de modificação do código florestal à Revista Veja publicada em 30 de junho. Clique aqui.

2 Comments:

At 11:53 PM, Blogger CdLinK said...

Nossa...esse Aldo Rebelo... só dando uma risada mesmo, né u.ú
E na mesma onda continua a Veja, que diz que o projeto do cara é digno de aplausos...¬¬
Sei que ainda há tempo para o projeto não ter futuro, mas como conseguir força política para isso?

 
At 11:02 PM, Anonymous Anônimo said...

Peralta says:
hj fui na feirinha da Poli (workshop integrativo) e entrei num estande da Monsanto, pra zuar. Cheguei dizendo q queria estágio e gostava mto da empresa, e o cara uma hora me falou barbaridades sobre a Reforma, disse que o Aldo teve todo um laudo técnico, que há uma preocupação natural dos produtores com o ambiente...

 

Postar um comentário

<< Home