CABio - USP

Blog do CABio!! Para pitacos, questões existenciais e muito mais. Nos links ao lado você encontra o nosso Picasa e o calendário do CABio. Divulgue, dê pitacos, se mexa, levante da cadeira e venha nos ajudar. Para nos enviar textos, tanto para este blog quanto para o RNAm, basta nos enviar um email para sphncabio@gmail.com Ajude também a construir o CA.

domingo, abril 10, 2011

Plebiscito Virtual e Planta da Reforma!

Caros colegas de curso,

A diretoria do IB encaminhou nessa sexta-feira última e-mails a nós graduandos solicitando que os estudantes respondam a uma enquete sobre a realização da reforma do Centro Acadêmico.

O texto, exposto abaixo para todos verificarem, apresenta conteúdo tendencioso, dando a entender que a problemática envolvendo o processo de reforma é de responsabilidade exclusiva dos estudantes e da sua entidade representativa, e finaliza com apenas três perguntas, a despeito de todo o debate e das inúmeras dúvidas que os estudantes estão debatendo e resolvendo nas duas últimas assembléias do curso.

Lamentamos que a diretoria, apesar de ter conhecimento de que os estudantes estão se reunindo e debatendo democraticamente a questão ou talvez por conta disso, tenha encaminhado tal e-mail. A diretoria assim desrespeita a construção de uma entidade autônoma que representou e representa há quarenta anos os estudantes desse curso.

São, no mínimo, suspeitas as motivações que levam a diretoria a encaminhar tal e-mail, ainda mais quando lembramos exatamente do processo de negociação de reforma que a diretoria mesmo aponta em seu e-mail. Poderíamos recordar a falta de apoio do Instituto com assessoria jurídica e contábil no processo de regularização jurídica do Centro Acadêmico, apesar da questão ter sido debatida e deliberada em Conselho Técnico-Administrativo (CTA). No mesmo sentido, poderíamos recordar a proposta de termo de compromisso, diferente da proposta de termo de cessão de uso, aprovada no CTA de Maio de 2009 e que a diretoria deliberadamente esqueceu. Por fim, também podemos destacar a interrupção do diálogo no ano passado por conta do consumo de bebidas alcoólicas no espaço de vivências.

Todas as últimas gestões do Centro Acadêmico trabalharam sem o auxílio da diretoria para avançar na regularização da nossa entidade. Contratamos advogados, contador e organizamos festas para conseguir o financiamento para pagar cartório, impostos atrasados e regularizações jurídicas já que não contamos com o apoio da diretoria. Obviamente não contamos com o aparato jurídico que a diretoria tem e tivemos que contar com recursos próprios para descobrirmos o que deveríamos fazer e quais documentos deveríamos conseguir, processo este bastante lento mas como informado à diretoria em processo final.

Considerando assim o conteúdo tendencioso do plebiscito virtual proposto pela diretoria do Instituto, gostaríamos de solicitar a todos os nossos colegas que não respondam tal enquete, uma vez que as nossas posições serão tomadas de modo coletivo, nas reuniões e assembléias que estão sendo realizadas e possivelmente em um plebiscito organizado para tal fim com as perguntas necessárias. Precisamos discutir coletivamente todos os pontos que envolvem a reforma e não apenas três perguntas cuja resposta permitida é um simples “sim” ou “não”.

Considerando todas as implicações que o processo de reforma e a assinatura do termo de cessão de uso possuem, é fundamental um debate qualificado com a possibilidade de livre manifestação de todos os estudantes da Bio. Afinal, qual a sua posição sobre assinar um termo que descreve que o espaço após a reforma pode ser retirado a qualquer momento? Será possível respostas monossilábicas como “sim” ou “não” diante de uma questão como essa? Assinaremos sem mudança alguma da planta desenhada por uma arquiteta contratada pelo Instituto em 2004 e que não consultou em nenhum momento os estudantes? Não há possibilidade de proposta alternativa de permissão de uso que não única e exclusivamente aquela proposta pela diretoria? Não há termos negociáveis para chegarmos a um consenso melhor para ambas as partes? O Centro acadêmico nunca negou que a reforma é necessária, que o espaço deva ser regularizado e que um acordo perante a cessão de uso deva ser tomada. Porém não aceitaremos propostas unilaterais que não visam o real debate. Respostas de “sim e não” sem discutir implicações, deveres e direitos não auxiliam para a resolução do problema.

Essas são apenas algumas perguntas que discutimos nas duas últimas assembléias e pretendemos responder, junto com um número ainda maior de estudantes, na próxima assembléia a ser realizada no dia 26 de Abril às 17:30 no Anfiteatro Acadêmico (sua participação é importante). Assim podemos amadurecer conjuntamente nossas posições, expondo nossas idéias, convencendo e sendo convencidos. Assim, poderemos ter uma decisão final, tomada por todos, e que não é contemplada pela mensagem simplista do Plebiscito Virtual encaminhado pela diretoria do Instituto.

Àqueles que tiverem dúvidas sobre o que está rolando o ou quiserem conversar melhor sobre o processo da reforma, dando pitacos, críticas e sugestões, sintam-se mais do que convidados a entrarem em contato com a gestão do CABIO, virtual ou presencialmente, e participem da próxima assembléia. A presença de todos é fundamental para que o espaço de vivências e a entidade representativa da Bio sejam cada vez melhores.

Por fim, continuamos abertos para o processo de negociação e diálogo com a diretoria, obviamente tomando como base as deliberações dos fóruns de representação, e desse modo gostaríamos de contar com uma postura de respeito semelhante por parte da diretoria desse Instituto.

Cordialmente,

Gestão Sinapse

SPHN-CABIO (2010-2011)

________________________________________________________________________________________

Segue agora o corpo da mensagem do e-mail enviado aos alunos pela Diretoria, para quem ainda não recebeu:

Senhores(as) Alunos(as) do Instituto de Biociências, USP,

A Diretoria do IB tenta há mais de 12 anos reformar o Centro Acadêmico de nosso Instituto, mas não tem conseguido avançar neste processo pois depende da legalização do uso daquele espaço, que deve ser formalizado com os estudantes.

Atualmente, temos pronto um projeto executivo desta reforma, concluído em 2009 de acordo com todas as solicitações dos estudantes, e recursos financeiros para executá-la. Este projeto contempla também reformas estruturais necessárias à uma melhor qualidade de vida neste ambiente, que se encontra muito degradado.

As plantas deste projeto estão expostas nos principais saguões do IB. Sugiro a todos que consultem estas plantas a fim de manifestar sua opinião sobre este tema.

Realizaremos uma enquete com três (3) perguntas sobre o projeto, que será realizada de forma eletrônica, conforme as instruções no final desta mensagem. Para assegurar o sigilo do voto, o acesso ao resultado será restrito ao número total das opções das respostas.

O resultado desta enquete subsidiará as decisões desta diretoria, para o andamento do processo.

1) Você considera que a reforma proposta é necessária? (S, N)
2) O uso deste espaço público deve ser regularizado? (S, N)
3) Os representantes dos estudantes e a Diretoria devem oficializar a cessão e uso do espaço do C.A.? (S, N)


Contamos com a colaboração de todos,


Welington Delitti
Diretor IB-USP

_______________________________________________________________________________


Como último assunto, mas não menos importante, gostaríamos de apresentar a planta da reforma que está espalhada nos prédios do Instituto. Lembrando que esta é a planta de 2004, e que é alvo também das nossas discussões na Assembleia do dia 26/4! =D

A imagem está pesada, mas com uma qualidade muito boa, e está disponível aqui.

Analise-a, e traga suas sugestões, dúvidas e críticas na assembleia! Converse com seus colegas e ajude a construir um processo de reforma mais democrático, para o bem de todos e todas os e as estudantes!


Marcadores: , ,